Centro de Estudo de Políticas e Programas Agroalimentares (CEPPAG)

O Centro de Estudo de Políticas e Programas Agroalimentares (CEPPAG) é uma unidade orgânica da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) que produz e dissemina resultados de investigação aplicada, contribuindo para a formulação de políticas agroalimentares baseadas em evidências. O CEPPAG foi criado em 2012 e operacionalizado em 2014.

O CEPPAG foi criado em resposta à necessidade de uma instituição especializada na formulação e aconselhamento na implementação de políticas agroalimentares, facilitando a aprendizagem colectiva e interacção permanente entre os diversos actores do sistema agroalimentar, conseguindo assim uma melhor utilização dos recursos existentes para formulação de políticas agroalimentares baseadas em evidências.

A participação dos principais actores nacionais no sector agroalimentar é assegurado através do Conselho do CEPPAG, no qual têm assento representantes de Ministérios Públicos, Banco Central, Autoridade Tributária, Academia, Camponeses, e Sector Privado.

O CEPPAG é membro fundador da Rede Regional de Institutos de Políticas Agrárias (ReNAPRI), da qual fazem parte institutos de políticas de Moçambique, África do Sul, Quénia, Uganda,Malawi, República Democrática do Congo,Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwè.